Como progredir no ciclismo de estrada?
- Canal SCT

- 27 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
por Fabricio Lino
Muitos ciclistas, principalmente os novos ciclistas, acham que a evolução no esporte aparecerá apenas pedalando, mas é necessário entender e inserir outras atividades na rotina, isso é claro, se quiser levar a prática como um estilo de vida, como o esporte que escolheu, ou está escolhendo, para seguir por longos anos, e se apaixonar, é claro!

Estas inclusões na rotina são: treinos em academia, alongamentos, alimentação adequada e principalmente descanso aplicado nos dias certos! Ah, então nem vale a pena começar nesta tal bicicleta! Ledo engano! Para todas os esportes deveria haver uma mudança na rotina, ou uma adaptação gradual. Mas tenho amigos que jogam futebol toda quarta e sábado e não fazem academia e tomam cerveja após as “peladas”! Sim, muitos ciclistas que hoje estão seguindo esta rotina acima, ou parte dela, vieram de outros esportes: futebol, lutas etc… e (quase) todos relatam alguma situações bem parecidas: lesões!
Procurar um outro esporte é comum em nosso dia-dia, mas não pense que o esporte antigo era ruim ou perigoso, ele só estava sendo praticado de maneira negligente ou descuidada! Para uma longevidade no ciclismo e uma curtição pela sua cidade, pelo Brasil e pelo mundo, é necessário ter um plano de treinamento e o mais importante, segui-lo e adquirir condicionamento, habilidades e segurança aos poucos! Com um planejamento em mãos, faça o possível para seguir e não pular etapas, são treinos no terreno plano, treinos intervalados, treinos em subidas e claro, os longões que, para cada um tem uma distância diferente!
Com este pensamento sendo ativado você vai criando uma rotina, vai entrando em um estilo de vida e consegue viver experiências jamais vividas. Opte por ter um companheiro, um grupo ou um time para estar sempre contigo, mas acerte na escolha! Se você fizer uma escolha errada, a chance de desanimar e desistir pode ser muito grande!
Treinar a pilotagem da bicicleta é uma coisa que só depende de você! Um bom instrutor para te ajudar a entender este processo pode te moldar e ensinar em quatro encontros, isso será suficiente para você entender algumas coisas simples mas que poucos “pelotões” te ensinam.

Se você se interessou pelo ciclismo ou quer adquirir e aprimorar habilidades, entre em contato conosco!
Bons pedais!!!




Comentários