top of page

Que cuidados um ciclista iniciante/amador deve ter?

  • 26 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

por Fabricio Lino


Para começar com bastante segurança este texto, use capacete!


Uma experiência com a bicicleta na rua (ciclismo de estrada) sempre pode ser mais segura se você estiver com a cabeça bem protegida, estiver com as sinalizações na bicicleta (luz traseira e dianteira), usar roupas claras (evite roupas pretas) e principalmente pedale no sentido das vias. É claro que este parágrafo traz informações direcionadas para aqueles que possuem alguma prática e sabem por onde praticar, porém o certo mesmo para iniciar é nas ciclovias e parques espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Conhecer as leis de trânsito e o fluxo de carros da sua cidade também são fundamentais.


Com este primeiro parágrafo bem fixado é muito importante que você saiba e conheça as sinalizações utilizadas na prática do ciclismo. Avisar obstáculos, informar viradas e principalmente deixar claro que você vai parar deixarão a pedalada muito mais segura. Existem sinais para levantar do selim, para dobrar a rua, para indicar um perigo e em muitas cidades eles mudam, mas sempre serão entendidos pelos que já praticam e utilizam.



Mesmo com todos os itens acima bem apurados e treinados, é importante que todo ciclistas iniciante faça um ajuste em sua bicicleta! Pedalar fora das medidas ideias pode e vai trazer muito desconforto, possíveis dores e em um futuro próximo possíveis lesões causadas pelo movimento repetitivo, então procure um estúdio perto de você e faça um Bike Fit para começar a pedalar e faça também todas as vezes que perceber que passou por uma evolução no ciclismo, seu aumento de força, seu alongamento e sua melhoria na técnica fazem com que você precise de um ajuste para aquele momento!


Ter sempre com você opções de hidratação e alimentação ou até mesmo recursos financeiros para evitar ou sair de uma “pane seca” não podem ser deixados de lado. é muito comum, mesmo vivendo no ano de 2023, vermos ciclistas pedalando por horas (acima de 2 horas) sem consumir absolutamente nada - me desculpe mas desconheço entre os nutricionistas amigos e parceiros, algum que indique um pedal longo sem prescrever alimentação, seja ela líquida ou sólida. Particularmente faça a ingestão de algo a cada 45 minutos.


Uma bermuda forrada e especial para o ciclismo vai deixar a sua experiência menos dolorosa e com possibilidade de mais tempo no selim. Hoje em dia encontramos diversos modelos e marcas e a maioria delas possuem forros específicos para uam certa quantidade de horas em cima do selim, então não se acanhe em pergunta ao vendedor quais são as características de cada bermuda/bretele (bretelle - bermuda acolchoada com alças para maior conforto do ciclista e menor pressão na região da cintura e abdômen). E para melhorar a sensação que existe entre você e o selim da bicicleta, procure pelas pomadas anti-atrito para passar na virilha e/ou forro da bermuda!


Com um pouco de atenção em cada um destes itens acima será possível viver melhores experiências com a bicicleta!


Bons treinos!


 
 
bottom of page