Tempo ruim ou escolha errada das roupas?
- Canal SCT

- 21 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
No inverno brasileiro, as temperaturas podem variar bastante em diferentes regiões do país, por isso é importante escolher as roupas adequadas para garantir o conforto e a segurança durante o ciclismo.

A temperatura média do inverno no Brasil pode variar bastante em diferentes regiões do país. Nas regiões sul e sudeste, as temperaturas podem chegar a ficar abaixo de 0°C em algumas cidades, enquanto que na região norte, as temperaturas raramente caem abaixo de 20°C. Em média, as temperaturas no inverno brasileiro podem variar entre 10°C e 28°C, dependendo da região, em Brasília o inverno pode variar entre 7 e 20 graus, junho e julho são os meses mais frios e para pedalar cedinho requer uma atenção especial com a vestimenta.
Para manter o corpo aquecido, é recomendado o uso de camadas de roupas. A primeira camada deve ser uma camiseta térmica ou segunda pele, que ajuda a manter o calor corporal e a absorver o suor. Em seguida, pode-se utilizar uma camisa de manga comprida ou um manguito, que oferecem mais isolamento térmico. Por fim, é recomendado o uso de uma jaqueta corta-vento e impermeável para proteger do vento e da chuva, principalmente se você terá montanhas em seu trajeto.
Para as pernas, é recomendado o uso de uma calça térmica ou pernito (longo ou curto), seguida de uma bermuda ou calça de ciclismo. Em dias mais frios, pode-se utilizar uma calça corta-vento e impermeável que está mais direcionado ao Sul do país.
Além disso, é importante proteger as extremidades do corpo, como as mãos, pés e cabeça. Para as mãos, é recomendado o uso de luvas térmicas e impermeáveis. Para os pés, pode-se utilizar meias térmicas e botas. Para a cabeça, é recomendado o uso de gorro ou balaclava, isso vai depender da experiência e teste de cada um.
É importante lembrar que o excesso de roupas pode dificultar os movimentos e causar desconforto durante o ciclismo, por isso é importante encontrar um equilíbrio e adaptar a escolha das roupas de acordo com a temperatura e intensidade do exercício, importante também ressaltar que existem marcas especializadas em produzir vestuário para ciclistas, e isso é de grande relevância.
Dicas para um pedal frio:
- gire os pedais enquanto espera os amigos;
- use acessórios que podem ser facilmente retirados (e colocados);
- leve na garrafa (térmica): bebidas contendo gengibre, canela e hortelã;
- em caso de paradas, beba café e/ou chocolate-quente.
Por Fabricio Lino




Comentários